Soluções modernas para uma nova era de colaboração
A colaboração entre funcionários, equipes e clientes é mais importante do que nunca, e há uma variedade de novas tecnologias e plataformas disponíveis para facilitar a comunicação e o trabalho em grupo.
As equipes estão mais dispersas do que nunca, e vários especialistas na área de software e tecnologias de colaboração tem apontado muitas maneiras que as pessoas estão descobrindo para trabalhar juntas, tanto remotamente quanto pessoalmente.
Há uma tendência crescente de hiperprodutividade, e isso começou antes mesmo da crise do coronavírus. É um problema do trabalho moderno.
As empresas e os funcionários que trabalham para elas estão sobrecarregados de trabalho vindo de diferentes direções.
Desafios e oportunidades
Esta nova era de colaboração trouxe uma variedade de desafios – e oportunidades – para as empresas que tentam gerenciar seus locais de trabalho e manter a produtividade.
Vivemos em uma época em que é tecnologicamente possível ficar sempre online e sempre ser produtivo.
Por que o trabalho deveria parar quando os pedidos podem ser tratados automaticamente?
Onde o pagamento é instantâneo e a entrega é global? É um desafio organizacional e, às vezes, também logístico
As equipes ainda precisam estar alinhadas e produtivas, mesmo quando estão em escritórios em localidades e até fusos horários diferentes. A Covid-19 não criou a necessidade de colaboração inteligente e eficiente. Isso a exacerbou.
Essas novas necessidades de colaboração trouxeram, em última análise, a necessidade de novas tecnologias e plataformas.
Os problemas modernos exigem soluções modernas. Muitas indústrias anunciaram que provavelmente não haverá um retorno total ao ambiente de escritório tradicional.
A única maneira de as equipes colaborarem no futuro será usar soluções que funcionem online.
Eles precisam de uma ferramenta que possa centralizar o trabalho, seja fácil de usar, possa se integrar com o software que já estão usando e seja flexível o suficiente para atender às necessidades individuais das equipes. “
Com tantos funcionários trabalhando remotamente – agora e no futuro – as empresas estão tendo que repensar como eles facilitam a comunicação e a colaboração entre esses funcionários e entre os clientes e clientes que atendem.
Monitoramento de sites de e-commerce
“O software de colaboração, como o acesso remoto, desempenha um papel vital para que as empresas se tornem mais eficientes com seu tempo e recursos”, disse Christoph Schneider, diretor de gerenciamento de produtos da TeamViewer , um provedor de acesso remoto e ferramentas de colaboração.
Considere o setor de comércio eletrônico. Este é um setor em que o ritmo da concorrência só aumenta.
Há uma pressão constante por preços mais baixos, tempos de resposta rápidos, tempo de atividade contínuo de sistemas relevantes para a loja e logística contínua.
Um site inacessível ou um modelo de compra sem resposta pode ser devastador em termos de receita e experiência do cliente “, explicou ele.
As equipes que trabalham remotamente nessas circunstâncias precisam ser capazes de se comunicar com rapidez e eficiência para manter o bom funcionamento dos negócios.
As ferramentas de colaboração remota ajudam a responder rapidamente, fornecendo recursos de conexão confiáveis ao servidor, por exemplo, depois que o monitoramento do site envia um alarme.
Uma nova era de software de colaboração também já está surgindo com o uso de suporte remoto no ambiente de e-commerce.

Por exemplo, sempre que você estiver na sala do servidor e não souber como trocar as unidades quebradas, você pode ligar para um especialista para obter ajuda ao fornecer uma transmissão de vídeo ao vivo com seu smartphone e ele pode orientá-lo com anotações em tempo real. É uma abordagem simples, contínua e colaborativa
Um dos principais motivos pelos quais a colaboração é importante é garantir que vários departamentos de uma empresa compartilhem os mesmos objetivos – e comuniquem esses objetivos entre si.
É importante que as equipes de marketing, vendas e tecnologia colaborem para garantir que todas estejam focadas em atingir o mesmo objetivo.
O marketing não pode apenas gerar leads qualificados e ter esse KPI que eles estão monitorando mais próximo, assim como as vendas não podem apenas olhar para a receita da primeira venda para seus KPIs.
Além disso, as equipes de tecnologia precisam ser capazes de facilitar as conversas entre essas outras duas partes interessadas da maneira mais perfeita possível para que continuem a entregar resultados para seus clientes.”
Ferramentas e estratégias de colaboração eficazes são vitais para garantir que as empresas permaneçam no caminho certo e trabalhem juntas para atingir seus objetivos.
“Imagine que um cliente tem metas para a Black Friday e a temporada de férias, mas o marketing não alocou orçamento suficiente para direcionar o tráfego para o site durante aquele período crucial para as vendas”, disse Amit Shah, diretor de estratégia do provedor de plataforma de comércio eletrônico Vtex.
“Às vezes, descobrimos em nossos clientes que a equipe de comércio online nem sempre controla o orçamento e as atividades de marketing.
Portanto, criar um plano compartilhado entre as equipes em torno dos objetivos de receita é uma maneira de nossas equipes de sucesso do cliente trabalharem com nossos clientes”, complementou.
Um futuro colaborativo
A era da colaboração está apenas começando e só se tornará mais importante para a forma como os negócios são feitos após o fim da pandemia.
“A globalização e o aumento do trabalho doméstico como resultado da pandemia promoveram uma alta demanda por software de colaboração nos últimos doze meses, mas a demanda por uma melhor colaboração está apenas começando”, disse Schneider.
“Após os desafios da Covid-19, os líderes devem se comprometer com suas estratégias de transformação digital em 2021 e continuar a investir em soluções modernas de software de colaboração para seus negócios.
“O lançamento do 5G e a rápida adoção de realidade aumentada e IoT em ferramentas de gerenciamento de acesso remoto estão se unindo, permitindo que as pessoas transcendam fusos horários e locais.
Essas tecnologias emergentes se tornarão um catalisador para nos conectar a outras pessoas, tanto em nosso pessoal como profissional vidas.”
Embora tenha sido a pandemia que originalmente trouxe a necessidade de colaboração para a vanguarda da estratégia de negócios, o fato de que tantas equipes provavelmente continuarão trabalhando remotamente, mesmo após o fim da pandemia, tornará a colaboração uma parte central da vida empresarial.
“Embora muitas partes do mundo estejam se preparando para aliviar os bloqueios, as chances são de que muitas empresas ainda operem remotamente de alguma forma no longo prazo.
Muitas empresas estão usando essa oportunidade para tornar o trabalho remoto parte de sua cultura, então se destacam entre os concorrentes e torna mais fácil recrutar a próxima geração de funcionários de destaque.
“Aproveitar o software de colaboração certo será essencial para o sucesso do trabalho futuro, pois as organizações procuram operar remotamente ou adotar um modelo híbrido.”
Ferramentas que permitem uma colaboração contínua ao longo do tempo e do espaço também podem, em última análise, ajudar o planeta.
Um estudo recente realizado pela TeamViewer e por especialistas em sustentabilidade do Instituto DFGE de Energia, Ecologia e Economia revelou que a tecnologia de trabalho remoto reduzirá as emissões de carbono pelo equivalente a 11 milhões de carros em média por ano. Isso é mais carros do que os registrados na Holanda.
Soluções modernas como softwares de colaboração, portanto, não foi apenas uma solução rápida para as empresas durante a pandemia, mas será uma ferramenta cada vez mais significativa à medida que as empresas se voltam para questões sociais maiores no futuro.
Aqui estão os melhores programas de comunicação on-line para pequenas empresas e uso de equipe, desde email, aplicativos de mensagens em equipe, VOIP, mensagens de vídeo e muito mais:
- Gmail
- Slack
- Yammer
- HipChat
- Skype
- Google Meet
- GoToMeeting
- Team Viewer
- Asana
- Trello
- Basecamp
- Google Docs
- Quip
- DropBox
- Anydesk
Ferramentas para o trabalho remoto não faltarão, basta ser curioso e desejar aprender.
Gostou deste post? Deixe seu comentário.