10 Passos para implantar o Marketing Digital nas redes sociais
Marketing digital é um fenômeno buscado por todos os tipos de empresa para alavancar o crescimento e expor as vantagens do seu negócio a um determinado público-alvo. De pequenas a grandes empresas, esse conceito ganhou o mundo há algum tempo, principalmente nas redes sociais.
Desde o surgimento da internet para o público geral, no começo dos anos 1990, o marketing foi migrando de forma gradual do offline (televisão, revistas, outdoor, panfletos) para o online (sites, anúncios digitais, redes sociais, etc).
Redes sociais?
Sim!
Surgiram, conforme as pessoas passavam mais tempo na internet, a interação entre grupos nas redes sociais, com seus próprios gostos, interesses e formas de demonstrar ao mundo a vida que levam, além de ser um tipo de comunicação atualmente.
O marketing digital nas redes sociais é uma das grandes sensações de investimento corporativo, principalmente por conta do seu potencial de resultado.
Através de um bom planejamento de marketing digital voltado para redes sociais, sua companhia pode viralizar, ganhar novos públicos, expandir de tamanho em engajamento e ter uma exposição única em relação ao negócio.
Por fim, se você está tentando implementar ou quer saber como começar, aqui vamos te mostrar os 10 passos necessários para conseguir colocar em prática o marketing digital para redes sociais. Continue a leitura!
1 – ESCOLHA BEM AS REDES SOCIAIS
Não adianta abraçar o mundo. Calma. É preciso, primeiramente, escolher com muita sabedoria quais redes sociais têm mais a ver com o seu público-alvo. Se você não souber, tente fazer esse estudo antes de tudo.
Feito isso, sabendo as faixas etárias mais aderentes ao seus produtos, como sensor de nível, o que elas costumam ver e como o seu negócio soluciona os problemas ou satisfaz os desejos dessas pessoas, ficará muito mais fácil entender quais redes sociais usar.
Cada uma tem características particulares.
- O Facebook é muito voltado aos grupos e comunidades;
- Instagram é uma rede social focada mais em vídeos;
- Twitter em um debate rápido sobre um assunto de interesse público;
- Linkedin acessado por um público mais qualificado e que espera algo mais pronto.
Então, são inúmeras variáveis. Basta entender qual delas fará o seu negócio crescer e que tipo de conteúdo ou anúncios você fará.
2 – RECORRÊNCIA DE CONTEÚDO
Faça postagens diárias. Consistência no conteúdo é aquele primeiro passo para trabalhar o engajamento da sua marca nas redes sociais. Sem isso, você ficará fadado a pouca exposição e logo perderá relevância.
Para a construção de um negócio sólido nas redes sociais, as postagens diárias são necessárias para as pessoas, que fazem parte do seu público-alvo, perceberem o quanto o seu conteúdo desses posts diários tem ajudado a vida delas.
Assim, cada vez mais o que você diz terá valor e ficará na cabeça das pessoas a ponto de conhecerem mais seu negócio e, quem sabe, comprar um produto seu, como um totem luminoso, ou adquirir um serviço que você oferece.
“Ah, mas eu não tenho equipe para fazer isso”. Tudo bem, você pode ainda não ter uma equipe dedicada a isso. Há duas alternativas: ou você mesmo arranja tempo para fazer algo simples ou contrate por fora alguém especializado para assumir essa parte.
3 – STORYTELLING É IMPORTANTE
Ao produzir conteúdos diários nas redes sociais, o seu planejamento deve ter parte da história da sua empresa de automação, por exemplo. Pode ser em capítulos, alguns posts separados, um filme produzido, enfim, o importante é que o seu storytelling esteja bem estruturado.
Você vai, dessa forma, envolver as pessoas com histórias da sua empresa. Conte como surgiu, histórias engraçadas, perrengues passados, a superação que você teve depois de um período difícil, uma crise que abalou, mas fez o negócio crescer.
4 – MOSTRE COMO O SEU NEGÓCIO AJUDA AS PESSOAS
Entregue um conteúdo de valor que as pessoas acharão o propósito de valor que a sua empresa oferece com os produtos e serviços, como tratamento de superfície. Faça isso mostrando na prática o que você faz e de forma muito transparente.
Para fazer bons negócios nas redes sociais, é preciso fazer o famoso “dar a cara a tapa”, ou seja, se impor de uma forma que as pessoas valorizem e respeitem.
Obviamente que aparecerão “haters”, aqueles que vão criticar, mas releve-os e foque em quem gosta de você. Por exemplo, se você tem um sistema para restaurante, faça um vídeo de um dia que o seu serviço esteja funcionando em um grande restaurante da cidade.
Assim, o seu negócio será respaldado por estar com um parceiro que chama atenção e as pessoas verão, na prática, como funciona o que você faz. E não tem problema nenhum abrir isso para o seu público. Eles só entenderão se você mostrar.
5 – FOMENTE O MARKETING BOCA A BOCA
O marketing boca a boca, isto é, quando as pessoas gostam de uma coisa e vão espalhando como se fossem parte da equipe de marketing, ainda funciona bastante. Ao ganhar a confiança de pessoas assim, o seu negócio tende a ter ganhos exponenciais.
As pessoas, simplesmente, gostam de empresas transparentes e que mostrem como as coisas funcionam no dia a dia. Isso as ajuda a entender e ajuda, de repente, na vida delas mesmas através do seu conteúdo de qualidade.
6 – LEVE AS PESSOAS PARA UMA LANDING PAGE
A sua missão como empreendedor e dono de um negócio que quer fazer marketing digital para redes sociais é, acredite, tirar as pessoas das redes sociais. Mas como assim?
As redes sociais são uma forma de engajar e de mostrar o que você faz de uma forma bonita, chamativa e que apresente valor para as pessoas.
A partir disso, é necessário começar a criar estratégias para as pessoas conhecerem seu site ou outras páginas que vão chegando mais perto das etapas de venda.
E isso pode ser feito através de uma landing page, também conhecida como página de captura. É nela que você oferecerá algo especial e fará como se fosse um teste de vazão do seu público. Como criá-la?
- Faça um link apartado das redes sociais;
- Crie esta página com um design chamativo;
- Pratique o copywriting para convencer as pessoas;
- Não esqueça do botão para ter a conversão.
Primeiramente, pode ser algo gratuito, que elas valorizem, como um e-book ensinando alguma coisa específica relacionada ao seu negócio.
Ao conquistar essas pessoas por meio disso, neste e-book você terá uma chamada mais agressiva de venda, apresentando algo que as faça colocar dinheiro e testar seu produto.
7 – CRIE UMA BASE PARA ENVIOS DE E-MAIL
No meio de todo esse processo, que geralmente é feito no cadastro da landing page, você pede às pessoas algum tipo de contato. Pode ser apenas o e-mail e o nome da pessoa.
Dessa forma, você consegue mandar e-mails marketing para esse público que se cadastrou e oferecer, de tempos em tempos, vantagens, cursos, workshops, vídeos exclusivos e conteúdos personalizados.
Com isso, você terá, provavelmente, uma base de e-mail consolidada e com inúmeras possibilidades de usá-la quando quiser, sempre respeitando a vontade das pessoas, que podem se descadastrar a qualquer momento.
8 – CHEGOU A HORA DA VENDA
A partir do momento que a pessoa foi conquistada pelo seu conteúdo nas redes sociais e impactada pelos seus e-mails na base cadastrada, é hora de entender o momento certo para oferecer a solução do seu produto e levar o futuro cliente para uma página de vendas (landing page).
Assim como na landing page, esse é um passo que tira das redes sociais, afinal, são coisas separadas. Geralmente, quem está nas redes sociais quer curtir, passar tempo e não comprar algo.
Os que vão comprar alguma coisa, você garante por meio de anúncios pagos de forma muito personalizadas e focada. No entanto, nunca ofereça algo comercial para o grande público das redes sociais. Por isso, é necessário uma página de vendas apartada.
Pode ser depois de uma postagem ou mesmo depois da landing page, em algum e-mail ou conteúdo especial. O importante é ter uma história por trás antes de mandar a pessoa para a página de venda. É preciso do contexto para a pessoa não se perder.
Assim, com a construção de uma boa página dessa, que fique claro que chegou o momento comercial, a tendência é que haja uma conversão porque você trabalhou e convenceu essa pessoa durante uma jornada de interação nas redes sociais.
9 – FUNIL DE VENDAS
Ao conquistar as pessoas, você precisa colocá-las em réguas que mostrarão as etapas que os clientes estão a partir de um funil de vendas. A cada conteúdo e a cada interação, vá monitorando esse funil e acompanhando como as pessoas evoluem nele.
Com isso, você saberá a abordagem certa para cada um e entenderá como sua empresa, através de um controlador lógico programável, está ajudando de fato, caso o funil de vendas esteja bastante fluido.
10 – REPITA O PROCESSO
Todo esse processo não pode acabar. Você precisa repeti-lo no dia a dia para sempre ter seu público renovado e suas vendas aumentando continuamente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Provavelmente, ao ler estas dicas sobre marketing digital nas redes sociais, você já deve estar ávido para experimentá-las e implementá-las em seu negócio. Faça isso e, certamente, isso te ajudará a conquistar mais o seu público-alvo e a atrair mais vendas para o seu negócio. E lembre-se, mantenha-se criativo em suas ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.