Ações de Endomarketing: 5 Campanhas internas para motivar seus funcionários.
As empresas encontram bastante dificuldades para reter talentos. Manter funcionários engajados depende de excelentes campanhas internas, é preciso colocar as ações de endomarketing em prática para motivar e engajar equipes.
Uma estratégia de endomarketing é fundamental para cuidar da imagem da empresa para os seus colaboradores.
Isso é muito importante também para engajar os clientes, afinal quem não se encanta com funcionários motivados e que vestem a camisa da empresa.
Quais são os benefícios das ações de endomarketing para empresas?
Ações de endomarketing trazem diversos benefícios que são importantíssimos para as empresas.
Confira quais são as principais vantagens de uma boa estratégia de endomarketing:
Engajamento dos colaboradores
Um dos principais objetivos de campanhas internas é engajar os colaboradores. Fazer com que eles se sintam motivados e estejam envolvidos nos projetos da empresa é fundamental para aumentar a produtividade e apostar em ideias cada vez mais inovadoras no mercado.
Bom clima organizacional
O clima do ambiente de trabalho melhora com as campanhas de endomarketing. Um bom clima organizacional é um fator importantíssimo para o engajamento e a satisfação dos profissionais com a empresa.
Isso aumenta o bem-estar dos funcionários durante o trabalho, principalmente no mundo corporativo pós pandemia.
Diminuição da rotatividade
A alta rotatividade acaba destruindo as estratégias de marketing e vendas das empresas. Isso porque a troca constante de profissionais, dificulta o engajamento e derruba a produtividade, afetando obviamente os resultados do negócio.
As campanhas internas tendem a motivar mais os funcionários, retendo talentos e diminuindo as taxas de rotatividade.
Mais produtividade
As campanhas internas também ajudam a aumentar a produtividade de todos os colaboradores.
Dessa maneira, a rotina se torna mais produtiva, os resultados melhoram no curto e médio prazo, gerando o aumento de receita e de lucro.
Confira abaixo quais são as principais campanhas internas que sua empresa pode desenvolver para engajar os colaboradores:
Crie um canal focado em comunicação interna
A primeira dica é criar um canal de comunicação interna eficiente. Isso é essencial para divulgar as campanhas e comunicados para os funcionários.
Esse canal deve servir para noticiar os informativos da empresa sobre lançamentos, notícias importantes, reuniões, entre outros.
E também deve servir como via de mão dupla abrindo espaço para as sugestões, reclamações e elogios dos colaboradores.
Dessa maneira, você terá um canal de feedback constante e aberto com os colaboradores e poderá tornar a comunicação com os funcionários muito mais fácil.
Promova momentos de integração dos profissionais
A produtividade tende a aumentar quando os setores estão integrados. Então, a primeira dica é fazer SLA (Acordo de Nível de Serviço, na tradução para o português) entre os setores do negócio para evitar conflitos e delimitar as funções e responsabilidades de cada funcionário e equipe.
A segunda dica é fazer eventos de integração dos colaboradores.
Esses momentos devem ser informais e descontraídos, promova happy hours, treinamentos físicos, campanhas sociais e até mesmo palestras e minicursos de capacitação para aumentar a colaboração dos profissionais entre si.
Esses eventos são essenciais para atingir um alto nível de produtividade, mantendo os funcionários mais motivados, satisfeitos e entrosados.
Premie e valorize os colaboradores
É importante demonstrar que você prioriza a valorização dos funcionários. Então, crie um sistema de recompensas para premiar os colaboradores por seu desempenho no dia a dia.
A dica para isso é fazer parceria com outras empresas para promover recompensas sem gerar custos.
Você pode oferecer uma rede de descontos em locais como academias, restaurantes, cursos, entre outros. Assim, os funcionários podem ter estas recompensas como benefícios flexíveis.
E ainda serem premiados por desempenho por meio de premiações e compensações em dinheiro e promoção na empresa, por exemplo.
Ofereça benefícios flexíveis
Uma dica essencial para mostrar que a empresa deseja o bem-estar dos funcionários é oferecer benefícios flexíveis. Isso é possível com um grande leque de parcerias, como já ressaltamos acima.
Dessa maneira, você oferece um pacote básico de benefícios para todos os profissionais e outras vantagens flexíveis, de acordo com a necessidade de cada colaborador.
Assim, você deixa que os colaboradores escolham os benefícios que mais lhe interessam. Isso deixa o profissional muito mais motivado e engajado com o negócio.
Para colocar campanhas de endomarketing em prática é preciso colocar os funcionários em primeiro lugar, pensar além e inovar.
Faça comemorações
Todo profissional gosta de ter a data do seu aniversário lembrada no trabalho. Além disso, as confraternizações de fim de ano e outras datas importantes do ano não podem passar em branco.
Uma boa dica de estratégia de endomarketing é realizar pequenas comemorações, convenções de vendas e outros tipos de eventos como sessões de cinema, passeios em grupo, entre outros.
Essa é uma maneira de demonstrar que a empresa está investindo no bem-estar dos profissionais. Com toda certeza, com essas dicas sua empresa colherá excelentes resultados em relação a produtividade e crescimento de receitas e lucro.
Então, coloque em prática, estude bastante sobre ações de endomarketing e desenvolva campanhas internas de sucesso para o seu negócio.
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Até a próxima.