5 maneiras de melhorar sua estratégia de mobile marketing
Como proprietário de uma empresa, você precisa pensar em como vai alcançar os usuários de smartphones e criar uma experiência excelente que os façam voltar.
Fazer Compras online já é algo bem cotidiano para uma parcela consideravel das pessoas. Hoje, a maioria de nós faz compras online na Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e em inúmeros sites de comércio eletrônico todas as semanas.
A popularidade dos negócios online e dos smartphones andam de mãos dadas. Em vez de sentar, inicializar o computador e esperar que o antigo modem DSL se conecte, os consumidores agora podem tirar o telefone do bolso e acessar seu site em segundos.
Se você quer ver seu negócio prosperar, precisa melhorar sua estratégia de mobile marketing (marketing para celulares – dispositivos móvies). Se você ainda tem dúvidas, saiba que espantosos 58% do tráfego da Internet vem de smartphones.
Portanto, se seu site não for otimizado para celular, você pode estar perdendo mais da metade de seu engajamento e vendas.
Mas você não precisa continuar dessa maneira. Há diversas coisas que você pode fazer para melhorar sua estratégia de marketing em dispositivos móveis e vamos mostrar cinco maneiras de começar.
Verifique as métricas e desempenho do seu Website
Você sabe o desempenho do seu site para usuários móveis?
Se não, você deve verificar agora.
Abra o navegador do seu telefone, fique anônimo e digite a sua URL.
Você está essencialmente experimentando o que as pessoas veem quando visitam sua página. Agora pense em como um novo cliente se sente ao acessar seu site.
Problemas de desempenho, como tempo de carregamento lento, podem diminuir drasticamente sua taxa de conversão e incomodar os visitantes, especialmente em dispositivos móveis.
A maioria dos usuários de smartphones espera que as páginas carreguem em dois segundos ou menos. Após três segundos, a maioria das pessoas clica no botão “voltar” ou fecha o navegador.
Se essa pessoa estava acessando seu site para comprar um produto, você a perdeu completamente em alguns segundos.
A melhor coisa que você pode fazer nessa situação é começar a procurar maneiras de acelerar seu site.
Você pode excluir plug-ins inativos que estão usando recursos. Atualizar a versão do PHP no servidor, formatar imagens e hospedar vídeos em outra plataforma, como o YouTube.
Você deve verificar regularmente a velocidade e o desempenho do seu site. Navegue pelo processo de checkout, role pelo seu blog e avance até o seu formulário de contato. Se sua velocidade e desempenho forem bons, você terá mais chances de converter leads que estão acessando através do celular.
Otimize para pesquisas por voz
SEO é uma ótima maneira de trazer clientes ao seu site quando alguém digita as palavras-chave que você escolhe no Google.
Mas o SEO da pesquisa por voz está começando a ficar popular. Todos os smartphones Apple e Android vêm com seu próprio assistente de voz, e muitas pessoas têm ou vão ter alto-falantes inteligentes como o Alexa, da Amazon, em suas casas.
As palavras-chave da pesquisa por voz diferem das palavras-chave SEO tradicionais.
Normalmente, os profissionais de marketing e especialistas em SEO escolhem palavras-chave mais curtas porque os consumidores digitam uma média de três a quatro palavras ao usar o Google.
Com a pesquisa por voz, os usuários fazem perguntas completas e mudam a maneira como dizem as coisas, porque nem sempre falamos como digitamos.
Você pode revisar seu conteúdo para incluir respostas mais concisas para alguns dos tópicos que você cobre e deseja ranquear.
Essa estratégia pode fornecer a você o ponto de snippet em destaque no topo da página de pesquisa, o que pode aumentar exponencialmente o seu tráfego.
Muitas empresas agora operam canais do YouTube para que possam construir seu público e obter mais trafego em seu site. Se você também estiver usando o YouTube, não se esqueça de adicionar legendas aos seus vídeos. As legendas ajudam o algoritmo a identifica-lo e ajudam no seu trabalho de SEO.
Adicionar uma transcrição também aumentará as chances de seu vídeo aparecer se alguém usar uma pesquisa por voz para encontrar informações sobre um tópico abordado em seu vídeo.
Concentre-se em escrever conteúdo compatível com dispositivos móveis
A maneira como seu site carrega é importante, um bom desenvolvedor sempre levará isso em consideração, mas o foco na criação de conteúdo otimizado para celular ajudará a manter as pessoas em seu site por mais tempo.
Ao escrever postagens de blog, páginas de vendas ou “call to actions” para captar leads, lembre-se de que pelo menos metade das pessoas verá suas palavras em seus smartphones.
Sugerimos escrever parágrafos curtos e concisos, separados por títulos, marcadores e imagens.
Não há maneira mais rápida de perder um visitante do que não mostrar a ele o texto que ele pesquisou assim que ele chegar ao seu site.
Parágrafos curtos e formatação organizada significam que os usuários móveis podem percorrer e escanear rapidamente suas postagens.
Como resultado, é mais provável que eles leiam seu conteúdo, se envolvam com sua frase de chamariz e visitem sua empresa várias vezes.
Simplifique a navegação e os formulários
A seguir, vamos falar sobre por que você deve simplificar a navegação e os formulários.
Os usuários de smartphones se preocupam com velocidade e usabilidade. Quando os usuários acessam seu site, eles desejam ter a opção de navegar facilmente para onde desejam ir.
Se sua barra de navegação estiver obscurecida por seu tema ou design, você verá menos pessoas se engajando em diferentes áreas de seu site.
Por exemplo, se alguém encontrar sua postagem no blog por meio da pesquisa do Google, pode estar interessado em comprar seu produto ou contratar seu serviço.
Mas se o seu tema está fazendo com que sua barra de navegação empilhe texto, o consumidor pode ver isso como um mau sinal de qualidade e ir embora.
As mesmas regras se aplicam aos seus formulários de contato e pagamento. Ambas as ferramentas são essenciais para o crescimento do seu negócio e obtenção de lucro.
Seus formulários devem ser suaves e responsivos em dispositivos móveis. Imagine dar uma olhada em um site e enfrentar uma página gigantesca de perguntas sobre frete, números de cartão e informações pessoais.
Essa situação pode parecer assustadora para os clientes, especialmente se eles tiverem que fazer uma nova conta.
Mas se você criar um formulário de pagamento passo a passo onde os usuários navegam rapidamente por uma barra de progresso, você verá uma taxa de conversão muito maior com usuários de smartphones.
Pense dessa maneira; 51% dos compradores compraram algo com seus smartphones. Se você deseja garantir mais vendas, seus formulários e navegação devem funcionar muito bem no celular.
Use vários canais
O último tópico que discutiremos hoje é o uso de vários canais para promover sua campanha de mobile marketing.
Você tem que ir além do seu site se quiser ver resultados consistentes.
A mídia social é um ótimo lugar para começar. Atualmente, mais de 3,81 bilhões de pessoas usam as mídias sociais, e esse número está aumentando a cada ano.
Além disso, os usuários gastam em média duas horas e 22 minutos em suas contas sociais. Quando você combina esse conhecimento com o fato de que a maioria dos usuários de mídia social está em smartphones, fica claro por que a mídia social é ideal para divulgação.
Em uma estratégia mobile marketing, você pode compartilhar suas últimas postagens de blog, fazer upload de vídeo ao vivo ou até mesmo criar promoções especiais para seu público alvo.
Todos esses truques o ajudarão a trazer mais usuários que estão em dispositivos móveis para o seu site. Se você trabalhar com as outras dicas mencionadas neste post, verá muitos resultados positivos do tráfego gerado por plataformas como Facebook, Instagram e YouTube.
O marketing por email é outra estratégia de marketing essencial para usuários mobile. Faça com que as pessoas se inscrevam em seu boletim informativo criando um “ímã” de leads em seu site ou pedindo às pessoas que se inscrevam em sua lista de novos conteúdos.
Você pode usar suas campanhas de e-mail para construir relacionamento com seus usuários móveis, aumentar a personalização e apresentar oportunidades para os usuários se envolverem com sua marca.
À medida que seu público cresce, suas análises o ajudarão a determinar quantos usuários móveis visitam seu site todos os dias.
Use essas informações e o feedback que você recebe de seu público para transformar sua estratégia de mobile marketing, de comum em extraordinária.
E você, tem usado mobile marketing como estratégia?
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