Cliente difícil! Já passou por essa?
Imagine essa situação (como se você nunca tivesse passado por isso). Você passou horas/dias criando um novo e lindo layout para seu novo cliente e está super animado com seu trabalho.
Então, você envia para aprovação.
Qual a resposta?
Uma lista enorme de mudanças que, com certeza, vão estragar o seu trabalho.
Alguma vez você já passou por essa situação ao atender um cliente complicado?
Poderia ser uma simples mudança de cor, ou incluir um novo vídeo, uma nova foto. Mas não… Eu lidei com algumas situações como essa … E não foram divertidas!
Lembro de alguns casos como:
“Você pode mudar o menu de navegação do site, tirar de cima e colocar a direita? Estou vendo alguns outros sites, passei um tempo analisando e esse design não ficou bom assim. Todo mundo gosta do menu à direita.”
Será que o cliente difícil passou um tempo analisando o design do site?!
Aí você pensa: Lá vamos nós!!! Daí por diante cada email desse cliente te faz perder o sono.
Quase sempre esses clientes difíceis não tem formação em Design nem nada parecido, mas são todos “diretores de arte”. Você vai passar por isso, com certeza, mais de uma vez. E precisamos estar preparados!
As soluções abaixo podem dar ideias de como lidar com situações assim, mas claro, é mais fácil ler do que fazer. Sabemos que cada situação é única.
EXPLIQUE SUA SOLUÇÃO E EDUQUE O CLIENTE
Mantenha a calma, fique confiante em seu trabalho e terá seu feedback. Use isso como uma oportunidade para educar o seu cliente complicado.
Explique ao cliente por que a mudança que ele quer não é a melhor opção. E que a sua solução como profissional é o que melhor se encaixa.
Responda com confiança e mostre que você é confiável, profissional e sabe o que está falando e fazendo. Na minha opinião, na nossa área NEM SEMPRE O CLIENTE TEM RAZÃO!!
Quando surge um “problema”, sua resposta tem de ser sempre a solução para ele, e nunca pode ser na defensiva. Como webdesigner, você não vai perder o Job se passar confiança e profissionalismo para o cliente.
Você não vai querer complicar a situação e relacionamento com o tal cliente mala. Com certeza ele vai te entender, valorizar sua opinião como profissional e acatar o que você acha que é o melhor.
MOSTRE PARA O CLIENTE DIFÍCIL DE LIDAR, QUE SUA SOLUÇÃO É A MELHOR
Se o seu cliente é uma pessoa teimosa, aquele clientão difícil que ninguém aguenta, então talvez seja melhor fazer backup de seu primeiro e lindo layout, para provar que sua solução é a melhor. Colocando um ao lado do outro.
Mostrando visualmente por que a sua solução é a melhor. Outra maneira de influenciar os seus pensamentos é apresentando fontes confiáveis: mostre sites com layouts que seguem a sua ideia, tanto no design como em usabilidade. Isso pode ajudar.
Mais uma vez, não argumente ou responda na defensiva se o cliente ainda bater o pé. Lembre-se que no final é o nome, a empresa e o projeto dele. Você só quer entregar um bom resultado final.
VAI MUDAR MESMO, FAÇA O SEU MELHOR!
Nem todo projeto vai para nosso portfolio (é a mais pura verdade) e às vezes você tem de trabalhar com as ideias do cliente para agradá-lo. Se ele está feliz, você está feliz. O ruim é que o projeto pode não esta bom, mas fazer o quê, o cliente é difícil de manejar. mesmo.
Devido a teimosia do cliente, se o resultado final ficar horrível, você pode guardar as mensagens trocadas entre vocês. Dessa forma, se o cliente receber queixas sobre a terrível usabilidade do seu site, ou coisas do tipo, você tem sua defesa.
Outra coisa que você pode fazer, é não assinar o seu nome no projeto. Se você não gosta do projeto, então você pode optar por não levar o crédito por isso.
Novamente, por mais horrível que tenha ficado, mantenha a comunicação profissional com o cliente. Você não quer se queimar, mesmo que não planeje trabalhar com eles no futuro.
DEIXE IR, NÃO PEGUE O PROJETO
Esta solução é um pouco mais drástica, mas se você é completamente contra as mudanças do cliente, então você tem todo o direito de passar e recusar o serviço.
Mas tenho certeza que 99% dos designers (isso me inclui), nesses casos, vão usar a solução anterior. Entretanto, se vai abandonar, seja completamente honesto ao discutir isso com o cliente.
Se você não acredita no trabalho que está tendo que executar ou se vai contra o seu estilo de trabalho, oriente-o de forma que ele entenda sua posição.
E mesmo assim, fique aberto à novos projetos e deixe claro que ele poderá contar com seus conselhos futuramente.
Gostou dessas dicas de como lidar com um cliente difícil?
E você, já atendeu um cliente difícil?
Até a próxima.