4 coisas que você não sabe sobre endomarketing
Você já ouviu falar sobre endomarketing?
Também chamado de marketing interno, trata-se de um conjunto de estratégias que, produzidas em parceria pela equipe de marketing e o RH, servem para a comunicação, a divulgação e a promoção de ações para o público interno da companhia, ou seja, os próprios colaboradores.
Na prática, é aquilo que se faz para os clientes, mas voltado para aqueles que compõem a empresa.
Parece tolo?
Acredite, não é: ações de endomarketing são capazes de aproximar o trabalhador da empresa, fazendo com que ele compreenda as minúcias do espaço que ocupa, além de suas responsabilidades e direitos.
Boas ações de endomarketing são capazes de fidelizar os funcionários, fazendo com que eles “vistam a camisa” da companhia, tratando-a como mais do que apenas um local no qual estão trabalhando.
Isso gera uma maior satisfação entre os colaboradores na busca de seus objetivos e realizações. Há, na verdade, um aumento do engajamento das equipes, da lealdade e da satisfação.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto e traremos 4 informações que você não sabia sobre o endomarketing. Ficou interessado? Leia o material a seguir!
Endomarketing: 4 coisas que você não sabia
A primeira das quatro coisas é a seguinte: embora muitas pessoas confundam os termos, endomarketing e comunicação interna são coisas diferentes.
Comunicação interna
Está ligada às estratégias de comunicação que, desenvolvidas principalmente pelo RH, têm como objetivo alcançar o público interno e deixá-lo ciente dos valores e da mensagem que a organização deseja passar.
É uma forma, digamos, de deixar todos “na mesma página”.
Embora o endomarketing inclua, sem dúvidas, entrar em contato com os funcionários e promover diálogo, ele vai além da comunicação interna. São ações de endomarketing:
- A condução de pesquisas de satisfação e clima, não apenas para compreender o perfil dos colaboradores, mas para entender mais sobre as suas insatisfações, desejos e necessidades;
- A criação de estratégias para disseminação de valores e informações, garantindo que todos estejam cientes de modificações estruturais e similares;
- Promoção de treinamento de novos e antigos funcionários, garantindo a reciclagem de hábitos, a modificação de vícios e o aumento do expertise coletivo;
- A construção de uma cultura organizacional sólida, que faça com que todos trabalhem voltados para o mesmo objetivo e que atuem de maneira direcionada e focada;
- O desenvolvimento de campanhas de aproximação e engajamento, que podem ser eventos, workshops ou mesmo happy hours.
Não é um trabalho de curto prazo
Nós somos viciados em performance e em estratégias de curta duração.
Esse não é o caso do endomarketing, que deve ser um trabalho feito com extrema cautela e delicadeza, já que qualquer deslize pode comprometer a confiança do colaborador para com a empresa.
A ideia é que o endomarketing seja um trabalho constante, mas delicado.
Não se trata de vender a sua empresa agressivamente, porque isso não gera empatia, tampouco engajamento: a ideia é atuar de maneira frequente, para que o colaborador construa vínculos com o seu empregador e os demais parceiros de equipe.
Endomarketing envolve transparência, mesmo nos momentos mais difíceis
A ideia das estratégias de endomarketing é fidelizar os colaboradores, como já dissemos, e isso se faz a partir da criação de uma relação de transparência e confiança.
As pessoas querem ouvir a verdade, por mais difícil que ela seja, e se sentem mais próximas daqueles que preferem a sinceridade ao engodo.
No mundo corporativo, isso também é verdade. Se os números não foram positivos, se houve algum problema interno importante ou se alguém foi dispensado por alguma atitude altamente reprovável, isso deve ser divulgado, esclarecido e solucionado.
Na prática, a empresa deve se responsabilizar pelos acontecimentos que ocorrem dentro dela e sempre oferecer soluções.
O trabalhador se sente mais seguro quando vê as coisas sendo feitas corretamente – e é isso que deve ser feito cotidianamente.
Pacotes de benefícios são estratégias de endomarketing
Quando falamos que estratégias de endomarketing visam a fidelização de trabalhadores e a diminuição do turnover, nos referimos também a ações como a implementação de pacotes de benefícios corporativos.
As empresas que oferecem vantagens aos trabalhadores, como:
- plano de saúde e odontológico;
- vale-academia;
- parcerias com instituições de atividade física e mental;
- vale-refeição condizente com o local onde a sede da companhia está localizada;
- possibilidade de home office;
- plano de previdência privada
tendem a manter os trabalhadores por perto, altamente motivados e, muitas vezes, apaixonados.
Leita também: Campanhas internas para motivar funcionarios
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