Já pensou em montar jardim em apartamento?

Esta é uma dúvida muito comum em quem reside neste tipo de moradia. Montar jardim em apartamento, além de dar vida, deixa o espaço muito mais bonito. Nesta matéria iremos te ensinar alguns cuidados que você deve ter.

É inevitável que muitas pessoas gostariam de morar em uma casa, em relação a um apartamento. Principalmente por causa do espaço e da proximidade com a natureza que uma casa tem. Porém, você poderá montar um jardim vertical na varanda do seu apartamento. E assim, deixar ele também com um toque de proximidade com a natureza.

Dicas para montar um jardim no seu apartamento

Quem nunca pensou em ter um jardim dentro do seu apartamento? Ele trás mais vida ao seu ambiente, os jardins em apartamento trazem diversos benefícios para os moradores. Estes se estendem desde benefícios físicos até mentais, emocionais, espirituais e podem até ajudar na criatividade.

Para que você possa ter um norte para montar o seu jardim vertical, preparamos esta matéria. Nela, você poderá conferir algumas dicas para criar o seu cantinho verde e dar mais vida ao seu ambiente.

Escolha o melhor lugar em seu apartamento

O primeiro passo que você terá de analisar é o seguinte: Qual o melhor local para montar o seu painel jardim vertical? As plantas são seres vivos, e elas precisam de alguns cuidados. E principalmente de luz solar e um espaço para que elas possam crescer.

Procure a área mais iluminada de sua varanda para fazer a montagem do jardim vertical na varanda. Lembre-se que as plantas para jardim vertical e flores para jardim vertical são sensíveis. Dessa forma, elas não devem ser mudadas a todo momento de lugar.

Sendo assim, a depender do tamanho do seu apartamento procure um local para deixar o seu jardim preservado. Podendo ser a varanda ou a sua sala, pois normalmente nestes locais há mais incidência de luminosidade.

Quais os tipos de jardim?

Para quem reside em um apartamento, escolher o tipo de jardim correto vai depender de alguns fatores. O primeiro deles é o tamanho do espaço que está disponível para montar o jardim vertical na área externa.

Se você tem bastante espaço, você poderá montar um jardim vertical sob medida. E nele colocar vasos grandes, com diversos tipos de plantas para jardim vertical. Dentre elas os vasos de chão, ou jardineiras que poderão ser penduradas nos painéis do Jardim Vertical.

Existem apartamentos com varanda Gourmet, e neles, pode-se fazer projetos maravilhosos de Jardim Vertical. Porém, se sua varanda é de tamanho pequeno ou médio porte, a melhor opção é você montar um jardim vertical.

Neste tipo de jardim, você poderá montar ele com plantas menores, ou usar jardineiras aéreas penduradas para melhorar os espaços. Outra ideia que muitas pessoas têm, é montar os vasos das plantas com garrafas pet.

Procure colocar algumas coisas nos vasos para deixá-los mais bonitinhos. Um exemplo é colocar pedras pequenas dentro dos vasos, colocar laços, fitas. E próximo deste espaço, procure colocar bancos, banquetas ou banquinhos com almofadas.

Procure acertar na escolha das plantas

A coisa mais importante que você terá de se atentar ao escolher os tipos de plantas para o seu jardim vertical é o seguinte. Como dito anteriormente: A incidência solar, a quantidade de luz natural que bate na área onde você vai colocar o seu jardim.

Dicas de como acertar na escolha das plantas

Procure colocar ela em locais onde bate muito sol o dia todo, ou grande parte do dia. Se você não tem esse local, procure uma meia sombra, que é o que bate no mínimo 3 horas de sol por dia. Evite colocá-los em locais como salas e quartos do apartamento que não tem nenhuma claridade natural.

Se o local que você escolheu para colocar o seu jardim vertical tem uma incidência solar boa, procure colocá-lo em uma boa altura também. Assim, você poderá optar por colocar pequenas árvores frutíferas, como por exemplo: Jabuticabas, Pitangas, Romãs.

Caso o seu ambiente é pouco iluminado, procure colocar plantas que duram um pouco mais, como por exemplo as flores: Azaleias, Gérberas, Violetas e Lírios da Paz. Se você vai colocar em uma sala, procure dar preferência a plantas que se adaptam bem a ambientes fechados, como por exemplo:

  • Avencas
  • Samambaias
  • Palmeiras
  • Ficus
  • Jibóia
  • Zamioculcas

Existem vários benefícios que estas plantas irão trazer para seu ambiente e para você. Pois, dependendo da planta, existem vários tipos que além de purificar o ar, combatem os mosquitos.

As plantas que ajudam na purificação do ar são:

  • Areca-Bambu
  • Espada de São Jorge
  • Gerbera
  • Crisântemo
  • Lírio da Paz

Já as plantas que ajudam no combate e aparecimento de mosquitos são:

  • Manjericão
  • hortelã
  • Citronela
  • Lavanda
  • Alecrim

Mas, lembre-se de que, no dia a dia das plantas é necessário que você sempre procure cuidar delas. Por isso, evite colocar plantas de altos cuidados se você não tem muito tempo. Sempre procure pesquisar os cuidados e o nível de água que você irá precisar para regar elas.

Escolha bem os vasos

Procure ir em uma casa especializada em vasos ou plantas em sua região. procure escolher os vasos de acordo com o melhor uso para cada planta ou flor que você escolher. Escolha bem as plantas e vasos que irá colocar no jardim do seu apartamento.

Recomendamos o seguinte: escolha primeiro as plantas, depois você escolhe quais os vasos que melhor são para aquele determinado tipo de planta.

Prepare bem o solo

Quando você for montar o seu jardim em apartamento, procure preparar bem o solo das flores e plantas. Esta etapa é muito importante, pois um solo bem preparado é essencial para que as plantas possam crescer, florir ou dar frutos.

Se você quer plantas cheias de vida e exuberantes, procure fazer uma boa preparação de solo. Procure uma boa terra vegetal com adubo orgânico ideal para as plantas escolhidas.

Muitas pessoas usam borra de café como fertilizante natural, e ele pode ser colocado diretamente na terra ou borrifada nas plantas.

Dependendo da planta, você poderá usar cascas de verduras e frutas para adubar o seu jardim.

Esperamos que estas dicas tenham te ensinado quais as principais etapas para você fazer o seu jardim em apartamento.

Então mãos à obra!