Importância de escolher o nicho de mercado certo para o seu negócio
Escolher um nicho de mercado para o seu negócio vai muito além de definir e observar a área que o seu negócio está inserido. Hoje em dia quem quer vender para todo mundo, na verdade não vende para ninguém.
Leia este artigo até o fim e você entenderá a importância de escolher o nicho de mercado certo para seu negócio.
Segundo o dicionário, a palavra nicho nesse contexto significa: “Porção restrita do mercado que, normalmente, propicia novas oportunidades de negócios; público-alvo.” Em outras palavras, nichar significa especificar a fatia que será atendida pelo seu produto ou serviço.
Antes de escolher o melhor nicho de mercado de atuação, é preciso estabelecer alguns parâmetros e definições:
1. Quais são os produtos ou serviços vendidos pela empresa?
Antes de adentrar a participação do nicho, temos que entender os produtos e serviços do portfólio.
Qual o propósito de cada um?
Quais dores do cliente eles resolvem?
Faça um dossiê completo de cada solução que seu negócio apresenta, dessa forma vai ser possível desenhar melhor o perfil seu do cliente potencial.
2. Será que tem algum produto ou serviço abacaxi no seu portfólio?
Agora que você já fez o levantamento completo dos seus produtos ou serviços, surgiu algum produto abacaxi?
Não sabe o que é isso? Vamos te explicar melhor:
Produto abacaxi, de acordo com a matriz BCG, é aquele que tem poucas vendas e baixa margem de lucro.
Certamente você deve ter um (ou vários) aí no seu portfólio, certo? Repense: será que vale a pena manter esse tipo de produto no seu portfólio? Talvez seja mais produtivo e lucrativo focar em outros.
Porque precisamos falar de produto antes de realmente entrarmos no mérito da questão de nichar?
Simples: antes de saber o mercado de atuação e para quem vender, precisamos definir detalhadamente o quê vamos vender.
3. Quais as dores o seu produto ou serviço soluciona?
Para nichar a comunicação para o público-alvo, é preciso compreender quais dores ou problemas sua solução atende. Dessa forma é possível desenhar o perfil do cliente que sofre com esses problemas.
Isso nada mais é que começar a construir o perfil da sua persona para poder enxergar o nicho na qual ela está inserida.
4. Quem quer vender para todo mundo, não vende para ninguém
Na época em que tínhamos apenas as mídias de rádio e TV, o público não era tão qualificado, pois era difícil nichar o alcance das propagandas.
O máximo que conseguiram era determinar o horário que as peças seriam exibidas e durante a transmissão de determinado programa. Se queriam destinar um produto para mulheres, exibiam no intervalo da novela ou de um programa de culinária e quando queriam destacar a audiência masculina, exibiam no horário do jogo de futebol ou da corrida de Fórmula 1.
Hoje em dia, com as ferramentas da internet através das redes sociais e Google é possível selecionar o público alvo de forma mais assertiva. E através de anúncios pagos a audiência se torna ainda mais qualificada.
Definição do Nicho de Mercado
5. Como definir o nicho do seu negócio nas redes sociais
O instagram, que tem sido uma rede social muito utilizada no momento, permite que o conteúdo distribuído seja nichado através de hashtags e anúncio pago.
Além disso, o algoritmo tem inteligência suficiente para exibir conteúdos similares aos que a audiência já acompanha de forma totalmente orgânica.
Por isso, para definir o nicho no instagram, é importante levar em consideração a produção de conteúdo direcionada ao público-alvo.
Também é importante considerar o perfil de comportamento do cliente ideal. Ele consome conteúdos no Instagram, Tik Tok ou Twitter?
Ou o potencial cliente é um gestor de empresa tendo em vista que você oferece um produto ou serviço B2B (business to business)?
Antes de iniciar a estratégia de distribuição, levante essa discussão e determine qual a melhor rede para nichar.
6. Como definir o nicho através de palavras-chave
Já pensou em aparecer no Google para pessoas realmente interessadas? O poder das palavras-chave podem te proporcionar isso!
Depois de ter clareza de toda especificação do seu produto e do público a ser atingido, determinar as palavras-chave fica fácil e intuitivo. E através das técnicas de SEO (Search Engine Optimizer) e do Google Ads seu potencial cliente te encontrará na pesquisa do Google.
Além do Google, essas palavras podem ser utilizadas para desenvolvimento de anúncios pagos atrativos dentro do instagram através do Facebook Ads.
Não se engane: ser específico é ser assertivo
Depois de ler esse artigo, espero que você tenha entendido que ser específico é muito mais vantajoso do que não ter um nicho de atuação tentando vender para todo mundo.
É muito mais fácil tocar na dor do cliente quando a empresa está inserida no nicho de mercado desse consumidor.
Melhor atirar em alvo específico do que ficar gastando bala atirando para todos os lados, concorda?