5 Dicas de SEO para destacar seu site na internet
Você sabe o que é o SEO exatamente?
Na prática, trata-se de uma sigla para “Search Engine Optimization”, um termo em inglês que significa otimização para mecanismos de busca.
O Seo consiste em algumas técnicas para deixar uma página na internet mais otimizada, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nas buscas e gerar um tráfego melhor.
Geralmente, o SEO é usado para quem quer melhorar o desempenho de seu site, ter melhores números de retorno no marketing digital e, claro, obter mais vendas. Tudo isso pode ser feito de forma orgânica, por meio de algumas técnicas relacionadas a essa estratégia.
Portanto, o SEO é uma forma muito eficiente para ganhar visibilidade, autoridade e estimular a geração de leads e aumentar as vendas.
Com a evolução cada vez mais rápida da internet, as empresas têm investido cada vez mais na estratégia para estar que possam ser encontrados pelos possíveis clientes.
O poder, hoje, da visualização está nas mãos do consumidor. Quando ele quer algo, ele pesquisa no Google, por exemplo, para que a plataforma coloque as melhores opções no topo da lista.
Desse modo, a importância das dicas de SEO se torna mais clara quando alguns dados são analisados, como:
- São cerca de 126 milhões de brasileiros utilizando a internet;
- Mais de 92 milhões acessam o Facebook mensalmente;
- São, em média, 62 milhões navegando por redes sociais;
- 90% dos usuários navegam pelo dispositivo móvel;
- 97% das pessoas pesquisam pelo Google;
- Mais de 60% dos cliques estão nos três primeiros resultados.
Ou seja, é preciso adotar as técnicas adequadas e ter a sua página entre as primeiras posições nas buscas para ter retorno em visibilidade, credibilidade, visitas e vendas.
Pensando nisso, este artigo colocará dicas importantes para fazer um bom SEO e colocar uma página em melhor destaque e posicionamento nas buscas. Confira:
Dicas de Conteúdo de SEO
O SEO é algo que vem sendo cada vez mais difundido no mercado empresarial, se tornando um aspecto fundamental para que os negócios se mantenham competitivos.
Ou seja, é cada vez mais necessário ter conteúdos de qualidade e estratégias de divulgação nos ambientes digitais para se destacar da concorrência.
Nesse sentido, o desenvolvimento dos materiais também precisa ser adequado, e uma forma de realizar conteúdos de qualidade é pensar em como ele será percebido e formas de tornar ele mais facilmente encontrado pelo público-alvo ao utilizar os mecanismos de busca.
Isso porque, cada vez mais, quem acessa os links disponíveis nas plataformas de busca pensa em ter a “resposta” mais rápida, fácil e acessível possível.
Portanto, é importante produzir um conteúdo que esteja otimizado e possa sanar as possíveis dúvidas e dores que o cliente pode ter sobre o assunto abordado, informando aquilo que ele busca como resposta.
Por conta dessa importância, muitos empreendedores têm dúvidas de como aplicar a estratégia, como torná-la efetiva, ou, até mesmo, sobre como identificar o público-alvo do site de forma correta, verificando se o cliente ideal realmente compõe os usuários/consumidores da marca.
Todos esses processos, análises e mensurações podem ser feitas por meio de diversas ferramentas. Inclusive, é possível utilizar um software de CRM para acompanhar o percurso de compra dos usuários e verificar qual o real perfil do consumidor.
Isso porque, com a ferramenta, é possível ter dados sobre clientes e visitantes da página, saber sobre suas características principais, quais ações realizam na página, o que buscam, bem como registrar os contatos já feitos com a marca e antigas compras.
Do mesmo modo, é possível analisar o que há de comum entre esses públicos, compreendendo quais as movimentações dentro do site para cada um dos perfis e verificar aqueles que desistiram de efetuar uma compra, por exemplo.
Assim, consegue-se uma maior assertividade nas estratégias de Marketing Digital, atendimento e venda, bem como ter um melhor aproveitamento dentro de um CRM estratégico.
Confira a seguir algumas estratégias de SEO que podem ser aplicadas e que contribuem para uma melhor otimização e ranqueamento dos conteúdos e, consequentemente, ampliar as vendas e resultados.
META-DESCRIÇÃO
A meta-descrição se trata de um resumo do conteúdo e que pode ter entre 50-300 caracteres.
Ela aparece logo abaixo do título nas ferramentas de busca e é uma espécie de guia para que o usuário entenda do que se trata aquele conteúdo.
Portanto, essa descrição visa trazer um pouco do que será tratado no material, facilitando a identificação do leitor sobre o site atender as necessidades antes de clicar no link.
TITLE TAG
O Title Tag é o título que aparecerá no resultado do Google, ou outro mecanismo, e deve ser interessante o suficiente para fazer com que o usuário fique interessado em clicar, ou demonstrar responder a dúvida do leitor.
O recomendável é que o título tenha entre 50 e 60 caracteres para que ele apareça completamente na página de buscas.
TÍTULOS E SUBTÍTULOS
É extremamente importante utilizar títulos e subtítulos no decorrer do conteúdo, pois, assim, os buscadores entendem que se trata de um conteúdo de relevância e que discorre de forma completa sobre o tema.
O título, ou H1, deve ter a palavra-chave; já o subtítulo, H2, deve ser colocado no decorrer do conteúdo para dividir melhor o tema e deve ser usado mais de uma vez.
Esse tipo de distribuição também é muito importante para o usuário, já que a leitura é facilitada e apresenta respiros. Além disso, é preciso entender que antes de realizar a leitura do material, os usuários tendem a visualizar a página para ver se o conteúdo realmente parece atender suas necessidades.
HIPERLINKS
Para ter um bom SEO, é preciso ter linkagem interna bem planejada. Nessa estratégia, é possível colocar links de outros conteúdos relacionados ao tema de modo a complementar os materiais e direcionar o cliente/leitor dentro do site, mantendo-o consumindo material.
Isso é muito vantajoso para que ele crie cada vez mais confiança e estreite as relações com a marca, do mesmo modo que contribui para satisfazer as dores e dúvidas, recorrendo ao produto/serviço daquele local.
Além das linkagens internas, é extremamente importante realizar, também, linkagens externas, em que links de outros domínios também são incluídos no conteúdo, aumentando sua relevância e fazendo com que os buscadores enxerguem como um site de referência.
A linkagem interna serve não só para ter um melhor posicionamento nas buscas dos sites de busca, como também é uma espécie de “propaganda interna” para que o usuário clique em outros links e dê mais visibilidade a outros conteúdos do site.
IMAGEM
Por fim, a utilização de imagens é fundamental para os conteúdos produzidos.
Isso, além de ilustrar o conteúdo da página e ganhar melhores posicionamentos nas buscas, pode ranquear melhor o site para a categoria de buscas de imagens e facilitar a compreensão do material, trazendo – também – respiro ao texto.
Deste modo, é possível proporcionar mais qualidade na experiência do cliente, e garantir que os buscadores posicionem o site de melhor forma.
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Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos ricos e relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.
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