Qual o segredo para ter um blog de sucesso?
Os blogs de sucesso de negócios transmitem confiança e conhecimento aos seus visitantes. Passando credibilidade e autoridade, mostrando assim que a empresa é uma especialista dentro do campo e pode até influenciar em decisões de compra dos consumidores.
Como, por exemplo, você deve ter notado que em diversas lojas de roupas e de calçados têm os seus próprios blogs sobre todas as tendências de moda. Os blogs de empresas têm ótimos conselhos para quem gosta de inovação, internet, entre outros assuntos.
Portanto, saiba como fornecer aos seus clientes as devidas informações úteis em um formato de postagem de blog, pois é uma maneira educativa de se aproximar deles.
Vamos lá?
1. Objetivo de um blog de sucesso
Primeiramente, por que motivo você quer ter um blog de sucesso?
Você deseja ganhar autoridade, ganhar dinheiro dentro da internet, atrair leads e clientes para o seu negócio?
O objetivo é orientar toda a sua estratégia, desde o conceito do que publicar até a mensuração dos resultados.
2. Defina sua função
O blog é uma estratégia de inbound marketing de conteúdo e, como tal, deve ser específico para sua persona. Se você ainda não estudou nada sobre marketing de conteúdo, neste post você encontrará informações valiosas, e se você realmente quiser se aprofundar no assunto, indicamos que você faça um curso online sobre o assunto.
Que tipo de persona que você deseja atrair?
Quais são as características e do seu público esperado?
Definir o papel da sua estratégia de marketing de conteúdo é essencial para você criar o conteúdo certo que vai alavancar, e fazer com que seu blog seja um sucesso.
É por meio desse conhecimento que você determinará os tópicos, palavras-chave e objetivos de cada conteúdo que produzir.
3. Escolha a plataforma para criar seu blog
Você pode criar um blog de várias maneiras: WordPress, Blogger, Medium e até no LinkedIn.
Mas qual é o melhor?
Por causa das possibilidades de personalização, os aplicativos que você pode adicionar, usabilidade, capacidade de resposta e suporte, não há dúvida de que o WordPress é uma excelente escolha.
Você pode adicionar páginas, alterar o layout e, em resumo, criar seu próprio blog de sucesso.
O Blogger não fica atrás, ele é uma excelente plataforma, mas as opções de personalização são mais limitadas.
Outras opções realmente funcionam como um editor de texto. Há diversos programas bons que são gratuitos. Se você não tem familiaridade com o assunto, indicamos que você faça um Curso de informática.
4. Crie uma identidade
Tenha sempre em mente que um blog de sucesso deve sempre ter uma identidade.
A identidade trata-se de um conjunto de fatores e ações que ajudam a definir sua página e fazer com que ela se destaque.
O nome, o design, o idioma, o tipo de postagem. Tudo contribui para construir a identidade de um blogueiro de sucesso.
Como, por exemplo, uma simples marca de biscoito de farinha conseguiu criar uma excelente identidade única e atrativa, o biscoito parati tornou-se parte da cultura gaúcha.
Portanto, um bom blog deve impactar o mercado consumidor de forma a se tornar uma grande referência de conteúdo e informações.
5. Faça o planejamento de conteúdo do seu blog
Estamos no meio da parte mais importante do sucesso dos blogs. Criar conteúdo aleatoriamente, sem intenção consistente, sem definição de pauta não ajudará você a atrair leitores.
Busque sempre definir as palavras-chave para o seu público com o objetivo que o seu público use com mais freqüência, com o objetivo de fazer com que as pesquisas de conteúdo sejam sempre voltadas para o seu blog.
Faça uma lista de palavras-chave, identifique os tópicos que você deseja abordar em seu blog e os tópicos relevantes e úteis para seu público.
6. Menos é mais
Menos é mais é uma frase muito conhecida no Brasil, e ela se encaixa perfeitamente dentro do mundo digital.
Os parágrafos devem sempre ser curtos, fáceis de ler, devem conter tópicos, títulos e subtítulos com o objetivo de organizar todas as informações. As imagens também são importantes, portanto, sempre preste atenção à sua resolução.
Evite parágrafos longos ou que tenham pouco texto com muita informação. Saiba dosar para manter seu texto simples e atraente. Portanto, seus leitores vão querer ler outros posts e se interessar pela sua marca.
7. Não “suma”
Não há regras definidas para a frequência de postagem, portanto, certifique-se de fazê-lo. Quer você publique semanalmente ou diariamente, lembre-se de que um cronograma de publicação consistente é fundamental.
Se você quer números mais precisos, tenha marcas com mais de 15 posts por mês em seu blog e receba 3,5 vezes mais tráfego do que marcas com 0-4 posts.
É muito normal que você tenha que se concentrar em diversos assuntos, portanto sempre se lembre de responsabilizar os profissionais de conteúdo por postar com frequência.
8. Promova seu blog
O trabalho não terminou depois de publicado.
Em vez disso: quando sua postagem foi publicada, é hora de promovê-la. É também assim que você promove sua marca online.
Publique links nas mídias sociais com hashtags e imagens atraentes (miniaturas).
Evite mandar textos para o email de seus assinantes. Envie um chamada atraente com um pouco de conteúdo, e logo abaixo, um link para eles continuarem a leitura no seu blog.
9. Aprenda SEO para aplicar em seu blog
Outro aliado imperdível de ter um blog de sucesso é o SEO (Search Engine Optimization).
Se você ainda não o conhecia, indicamos que você estude bastante ou faça um curso online na área com o objetivo de entender mais sobre essa estratégia.
Com o SEO, você tornará o seu blog muito mais atrativo para os buscadores, levando à glória da primeira página do Google.
Enfim, essas foram algumas dicas para um blog de sucesso.
E você gostou deste post?
Até a próxima.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.