Vendas conversacionais: novo método de vender online
Hoje, vender online é fundamental para qualquer empresa, sobretudo as de menor porte.
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, milhões de pessoas ao redor do mundo ficaram impossibilitadas de visitarem Shopping Centers ou outros centros comerciais. (Você pode ver mais neste post: Como será o mundo corporativo pós pandemia.)
Isso forçou os empreendimentos a terem maior foco nas vendas pela Internet.
Em 2020, o e-commerce no Brasil superou todos os seus recordes. Se uma parte dos problemas – vender produtos online – foi resolvida, outra ainda merece alguma atenção.
Afinal, como atender todos os clientes de maneira satisfatória?
Nada pode superar o contato humano, mas o distanciamento social ainda é uma barreira para quem deseja atuar no ponto de venda.
Uma das soluções encontradas pelas empresas é o investimento em vendas conversacionais ou marketing conversacional.
Um método inovador, ideal para qualquer empresa atrair novos leads e cativar os clientes fiéis.
Nesse artigo você confere os benefícios dessa prática e ainda descobre como CRM pode oferecer uma vantagem competitiva ao seu negócio.
O que é venda conversacional ou marketing conversacional?
Toda venda, obviamente, é feita por meio de uma conversa. Não há como vender online ou no varejo de rua sem algum tipo de interação entre o cliente e uma empresa.
Na Internet, as vendas conversacionais ocorrem por meio dos aplicativos de mensagens. Os mais populares são:
- Facebook Messenger
- Telegram
- Instagram (Direct Message)
- Skype
Nessas plataformas, a maneira de vender online ocorre por meio de um chatbot ou de um representante de vendas.
Independentemente se quem vai responder o cliente é uma inteligência artificial ou um atendente profissional, todo o processo de venda é realizado usando um aplicativo de mensagem.
O objetivo é dar a oportunidade ao cliente de tirar todas as suas dúvidas e ter acesso a um processo de vendas muito mais conveniente para ele.
Por outro lado, as empresas têm a chance de compreender as necessidades do cliente, e dessa forma oferecer uma solução sob medida para o público dela.
BENEFÍCIOS DE VENDER ONLINE POR MEIO DE APLICATIVOS
Abaixo, um exemplo para demonstrar os benefícios do marketing conversacional.
Imagine que uma loja de roupas necessitou interromper suas operações devido à pandemia. Agora, o desafio dela é saber como vender roupas online.
Usar um aplicativo de mensagens não é suficiente. É preciso explorar todas as vantagens no uso dessa metodologia.
São elas:
- A venda conversacional transmite confiança ao cliente.
- Ao conhecer melhor o cliente por meio de uma conversa, é possível oferecer uma experiência personalizada para ele.
- A venda conversacional também pode ser uma oportunidade para trabalhar o marketing da empresa. Dessa forma, a loja mostra que não só consegue vender roupas online, mas também oferece os melhores produtos do mercado.
- Durante a venda conversacional, seja por meio de um chatbot, seja por meio de um vendedor utilizando o whatsapp, a loja pode compartilhar conteúdos relevantes com o cliente. Nesse caso, a loja tem uma ótima oportunidade para enviar a eles um e-book sobre as tendências da moda, por exemplo.
COMO USAR O CRM PARA VENDAS CONVERSACIONAIS?
Poucas ferramentas são tão relevantes para quem deseja atuar com vendas conversacionais como o CRM.
Em tempos de pandemia, ela é perfeita para vender online.
Um dos principais benefícios desse software é permitir a integração com outras plataformas.
Nesse caso, estamos falando dos aplicativos de mensagens.
Uma loja de roupas pode, por exemplo, fazer a integração do seu CRM com seus perfis no Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram, entre outros apps.
Dessa forma, independentemente se o cliente A enviar uma mensagem pelo aplicativo X, e o cliente B enviar pelo aplicativo Y, todo esse conteúdo é encaminhado para a mesma caixa de entrada.
Isso permite que o profissional de vendas atenda o cliente sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro.
O que permite oferecer um atendimento com muito mais qualidade e rapidez
Chatbot para vender produtos online
Com o CRM também é possível criar um robô de vendas, também conhecido como chatbots.
Essa tecnologia, baseada em inteligência artificial, permite que a empresa preste um atendimento imediato ao cliente.
O robô de vendas, nesse sentido, funciona como o primeiro passo da jornada de compra do cliente.
Por meio dele e do CRM possível vender produtos online e realizar funções como:
- Responder perguntas frequentes
- Solicitar o telefone e o endereço de e-mail
- Compartilhar materiais de marketing, como e-books
CONCLUSÃO
Vender online por meio de aplicativos de mensagens já é realidade para muitas empresas.
Muitos clientes, sobretudo os mais jovens, já preferem conversar pelos apps do que encaminhar uma compra pelo telefone, por exemplo.
A venda ou o marketing conversacional nunca vão substituir o contato humano, principalmente em segmentos com o B2B.
Entretanto, essa metodologia tem se mostrado muito eficaz para ajudar as pequenas empresas em um momento tão complicado como agora.
Portanto, vender produtos online usando aplicativos de mensagens deve entrar no radar de qualquer empresa, seja de qual porte ela for.
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