Especialista em SEO: Saiba os segredos para se tornar um
Criar conteúdo de qualidade e envolvente é importante para captar a atenção do leitor, mas somente escrever não garantirá que seu conteúdo apareça nos mecanismos de pesquisa.
Para que seus artigos sejam realmente classificados dentro do Google, é preciso criar conhecimentos e experiência em otimização para mecanismos de busca, e quanto mais especialista em SEO melhor!
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se tornar um especialista nessa área.
1. Desenvolva as habilidades
Para ser um bom profissional de SEO, é importante ter duas habilidades: criação de conteúdo e pensamento analítico. Profissionais de SEO tendem também a ter habilidades de escrita criativa.
Para adaptar o conteúdo e atender às necessidades dos leitores e do Google, o que o profissional precisa desenvolver são suas habilidades técnicas. Sobretudo, a importância de saber usar várias palavras-chave e as analisar corretamente.
2. Faça um curso especializado
Estudar em cursos dentro da área e obter um certificado de conhecimento em SEO aumentará sua credibilidade como profissional. Isso é uma prova que você tem conhecimentos mais profundos na área.
Como o mercado é competitivo, mostrar que você tem conhecimentos necessários para aquela função é muito importante. É preciso que você saiba escolher um curso que irá fornecer as habilidades necessárias para crescer na carreira e se tornar um especialista em SEO.
3. Entenda como funciona o mecanismo de pesquisa na web
O objetivo final do SEO é aumentar a visibilidade de seus artigos na web pelo mecanismo de pesquisa, porque acaba não importando muito o quão bom é o conteúdo, se você não conseguir se classificar no Google, ninguém verá seu artigo.
Portanto, é necessário entender e analisar a funcionalidade do Search Engine. A função principal consiste em 3 itens:
- Rastreio – Pesquise e compreenda o conteúdo;
- Categorizado (Índice) – armazene e organize o conteúdo;
- Classificado – Mostra o conteúdo que é mais relevante para o termo de pesquisa.
4. Saiba o que os motores de busca estão interessados
Como profissional de SEO, é importante não esquecer que todos os motores de busca têm o mesmo objetivo. Ou seja, encontrar os melhores resultados para as pesquisas. Os fatores que classificam o seu conteúdo incluem:
- Relevância – Relevante para o que as pessoas desejam encontrar;
- Autoridade – a autoridade para acessar um site depende de sua popularidade;
- Confiança – o site fornece as respostas certas e confiáveis;
- Experiência – que o site tenha uma experiência positiva com o tráfego de conteúdo.
Ao compreender a visão geral na qual o Search Engine está interessado, ajudará a entender mais os fatores de classificação. Assim, o profissional sabendo como funciona o mecanismo, poderá usar isso a seu favor para planejar melhor as estratégias de SEO.
5. Compreenda a importância das estratégias e truques de SEO
Essas estratégias aumentarão ainda mais a eficiência do SEO:
- SEO técnico – Melhores práticas para otimização técnica do seu site na utilização de motores de busca, incluindo a edição do mapa do site e corrigir erros na vinculação de dados encontrados na análise do site (Índice, Rastreamento);
- Pesquisa de palavras-chave – Para entender o que os visitantes desejam pesquisar (por exemplo, quando buscam por calçados como: “melhor sapato social”);
- On-Page SEO – é a personalização do conteúdo de um site ou página. É a parte que ajuda os internautas a encontrar informações úteis dentro do site. O SEO On-Page determinará se os motores de busca sabem se o conteúdo é relevante para a consulta de pesquisa ou não (Relevância, pesquisa);
- Link Building – Os motores de busca usam muitos fatores para classificar a popularidade de um site. Um deles é o número de visitas e a qualidade dos backlinks, que são links que vinculam conteúdo de outros sites ao seu site (Autoridade);
- Outros fatores de classificação – facilidade de visualização em dispositivos móveis (mobile first) e velocidade de carregamento da página. (Experiência);
6. Sempre atualize as informações
As técnicas de SEO estão mudando constantemente. Se você usar sempre a mesma técnica, ela pode acabar não funcionando depois de um tempo. Mantenha suas informações sempre atualizadas, incluindo a leitura de artigos sobre SEO e acompanhar influenciadores de marketing digital.
7. Encontre a ferramenta certa para você
Embora existam toneladas de ferramentas de SEO por aí, você não precisa de todas elas para o seu trabalho. Em seguida, pratique o uso daquelas ferramentas que você mais precisa, até que possam ser usadas com precisão.
8. Familiarize-se com as informações obtidas
Ao se familiarizar com as ferramentas de SEO, você descobrirá que há muitas informações por aí que podem lhe dar uma ideia de onde precisa melhorar e dar uma imagem mais clara de sua estratégia de SEO.
As principais métricas de SEO são:
- Posicionamento – Veja como seu site se classifica no mecanismo de pesquisa;
- Impressão – Veja o número de pessoas que viram sua página;
- Clique – Veja quantas vezes as pessoas clicaram em seu site;
- CTR (Taxa de cliques) – Veja a porcentagem de cliques por visualização de pessoas interessadas;
- Sessões orgânicas – O número de vezes que sua página foi visualizada em um navegador sem que seja por anúncio.
9. Teste regularmente seus conhecimentos de SEO
SEO é como praticar um esporte, apenas conhecer as regras do jogo não o ajudará a ganhar. Cabe a você “entrar em campo” e colocar todos seus conhecimentos em prática. Apesar dos esportes terem regras “fixas”, as estratégias de vitória estão sempre mudando, por isso é importante sempre estar treinando seus conhecimentos na área para se manter como um especialista em SEO.
O SEO é vivo e está constantemente se transformando. Além de se manter atualizado com as novidades e novas pesquisas, sempre tente levantar hipóteses e testar suas novas ideias.
10. Expanda sua rede
Para se tornar um especialista em SEO, você precisa ter uma rede, uma conexão no círculo SEO, com vários grupos de mídia social no LinkedIn, Facebook, Telegram, além de participar de cursos seminários que farão você ser mais conhecido na comunidade.
Tenha amigos que são da área, compartilhe seus conhecimentos uns com os outros.
Tudo isso serve para aumentar suas habilidades e se destacar como um bom especialista em SEO.
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