5 vantagens do dropshipping para seu negócio
Os empreendedores iniciantes que iniciam sua loja virtual estão usando cada vez mais as vantagens do dropshipping. Você não precisa gerenciar seu próprio estoque e o produtor entrega diretamente ao cliente.
Mas o que é dropshipping?
Como tirar o máximo proveito dele?
O que você deve levar em consideração?
Acompanhe esse artigo e descubra se esse modelo de negócio é ideal para você.
O que é o dropshipping?
A maneira mais simples de descrever o dropshipping é que você está revendendo produtos de outras pessoas com esse método. O proprietário de uma loja online oferece determinados produtos, mas não os possui em estoque.
O cliente faz o pedido pela sua loja, você repassa o pedido para o fornecedor e ele envia o produto diretamente para o cliente.
Exemplo de dropshipping
Por exemplo, uma loja virtual, de calçados. Um cliente gostaria de encomendar tênis femininos na loja, o que acontece é que você não tem espaço para armazenar um estoque de tênis.
Com as vantagens do dropshipping, você faz o pedido do cliente para o produtor. Eles então entregam o produto final diretamente ao cliente.
O cliente paga o preço de venda para você, você paga ao fornecedor o preço de compra mais os custos de envio e um valor para o processamento do pedido. A diferença entre estes é o seu lucro.
Processo logístico
É uma forma de negócio quase livre de riscos. Você terceiriza completamente o processo logístico.
Além disso, você não precisa investir em estoque, não precisa alugar espaço de armazenamento extra, não tem risco de compra e não é necessário pessoal para enviar os produtos.
Quais são os prós e contras da gestão de estoque?
O gerenciamento de estoque é um aspecto difícil para muitos proprietários de uma loja online. Depois de um tempo, quem administra o estoque internamente geralmente se depara com um dilema.
Por exemplo, como uma loja virtual de pequena escala, você armazena os produtos e um cômodo de casa.
Até que você começa a crescer percebendo que não tem espaço em casa se depara com a opção de alugar um imóvel. Além do armazém dos produtos, há também a logística. Os produtos devem ser encomendados, embalados e enviados.
Processamento
Aqui você entrega todo o processo logístico para uma parte externa. Ou seja, o processamento completo do pedido, incluindo atendimento ao cliente e processamento de devolução.
Dessa maneira você tem espaço para se concentrar totalmente nos negócios e no crescimento da loja.
Por que você deve usar as vantagens do dropshipping?
Dropshipping é um método muito utilizado por iniciantes. Investir em ações e espaço de armazenamento é um grande obstáculo financeiro para muitos empreendedores e com essa forma o risco é bastante baixo.
Qualquer pessoa que negocie bem com o fornecedor pode ganhar dinheiro de forma relativamente rápida e simples.
No entanto, o dropshipping não é necessariamente a galinha dos ovos de ouro. É melhor iniciar uma loja online com produtos conhecidos e populares, como laptops, roupas, acessórios femininos entre outros.
Batalhe para se destacar
A desvantagem disso é que várias outras lojas virtuais também têm acordos com fornecedores, também oferecem produtos parecidos e isso leva a uma guerra de preços, na qual o preço de venda acaba liderando.
Afinal, você não está oferecendo um produto único. Se alguém está abaixo do seu preço, você é quase forçado a baixar o preço também. Como resultado, sua margem fica cada vez menor.
Valor adicionado
É importante que, como proprietário de uma loja online, você não ofereça produtos óbvios. Isso garante as margens mais altas e você oferece um valor agregado claro em comparação com a concorrência com produtos exclusivos.
Que acordos você faz com os fornecedores?
Como você depende em grande parte do fornecedor com o dropshipping, é importante que você registre os acordos e construa um bom relacionamento com ele.
Você deve poder confiar que ele enviará os produtos aos clientes conforme combinado, no final você é quem é cobrado por eles.
Se você promete entregar em 24 horas e o fornecedor só faz isso após 48 horas, quem ele irá reclamar será você que é o ponto de contato do cliente, que comprou o produto e está esperando.
Entrando em cooperação de longo prazo
Portanto, visite o fornecedor fisicamente para construir um relacionamento comercial. Assim você consegue acompanhar com seus próprios olhos como funciona o processo de logística.
Se você receber perguntas do cliente sobre como funciona o processo de entrega, já estará sabendo como responder.
Você também entra em uma colaboração (de longo prazo) e ajuda se vocês se conhecem pessoalmente. Muito importante: se um produto está esgotado, você deve saber disso imediatamente e mencioná-lo em sua loja.
A última coisa que você quer como uma loja online é vender um “não”, isso diminui sua confiabilidade.
Que tipo de vantagem o dropshipping oferece?
Um empresário de loja online que usa dropshipping não precisa lidar com o processo de logística. Você não precisa gerenciar estoque, não precisa enviar pacotes, então você tem mais tempo para o negócio real.
Marketing para sua loja virtual
Tempo que você pode investir em marketing, para dar ainda mais visibilidade à sua loja.
Como a maioria das lojas online de dropshipping usa produtos conhecidos e a concorrência é acirrada, você precisa obter uma boa pontuação em ser encontrado. Por isso, invista tempo em SEO e marketing.
Certifique-se de atrair o máximo de tráfego possível para o site.
Atendimento ao Cliente
Ao mesmo tempo, você tem mais tempo para o atendimento ao cliente e levar o serviço da sua empresa para o próximo nível. Na era da internet, um bom atendimento é um dos pilares mais importantes do seu negócio.
Você quer evitar uma crítica negativa, que não faz absolutamente nada de bom para sua loja online. Clientes satisfeitos são sua melhor ferramenta de marketing.
O boca a boca e as recomendações das mídias sociais valem seu peso em ouro. Nenhum anúncio pode competir com isso.
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