Estudo de Viabilidade Econômica: saiba como fazer
Se você é um empreendedor em busca de um estudo de viabilidade econômica, veio ao lugar certo! Você poderá saber muito mais, pois nos coletamos algumas informações e dicas sobre o assunto.
Atualmente se pensa muito sobre vendas, marketing online, redes sociais, nicho de mercado, ecommerce, atendimento, liderança, inteligência artificial, robótica, entre outros, mas não se vê tanto a expressão estudo de viabilidade econômica, não é mesmo?
Porque sabemos que quando se trata de estudo de viabilidade econômica, sempre gera certo ceticismo e curiosidade sobre o assunto, por isso trouxemos este conteúdo com informações e dicas para você ter sucesso como empreendedor.
Mas antes de falarmos sobre o Estudo de Viabilidade Econômico, é necessário informar que este conteúdo tem o objetivo de inspirar seu lado empreendedor, sanar suas dúvidas, e também trazer mais conhecimento e auxílio ao seu negócio.
Assim, ao empreender, você poderá conhecer mais sobre estudos de viabilidade econômico-financeira pois com nossas dicas você terá absolutamente sucesso em gerenciar melhor o seu negócio.
Então fique atento aos nossos conteúdos e boa leitura!
O que é o Estudo de Viabilidade Economica?
A viabilidade comercial consiste em um trabalho que permite avaliar se um projeto pode ser executado, se são necessários alguns ajustes para que ele aconteça ou não, para que a ferramenta seja capaz de fornecer informações sobre lucros, investimentos necessários e claro, além de justificar o risco desse investimento.
Tenta apresentar a eficácia do negócio por meio de previsões de seu comportamento no mercado, portanto sua aplicação não garante o sucesso do negócio, produto ou serviço, mas com certeza o risco é minimizado.
Isso ocorre porque a análise de mercado envolve:
- produto ou serviços
- previsões de receita
- custos e investimentos
- taxa interna de retorno
- fluxo de caixa
- tendências do setor
- valor presente líquido
- mão de obra necessária
- faturamento
- estudos reais de implementação do projeto
Viabilidade de projetos
A viabilidade financeira envolve indicadores financeiros e econômicos, por isso são analisados fatores como:
- lucro esperado;
- prazo de retorno;
- rentabilidade;
- a real efetividade do projeto;
Esse conjunto de informações permitirá a previsão e visualização dos números potenciais do projeto. As perspectivas passam por uma série de cenários otimistas e pessimistas e seus riscos e retornos.
Toda essa análise fornecerá informações para que os responsáveis definam diretrizes e políticas de forma segura, além da previsão de faturamento.
Obviamente essa ferramenta é resultado de muita pesquisa e trabalho que é fundamental sobre o tema de negócios. Se você pensa em colocar ou capital ou fazer um financiamento para investir em projetos que podem apresentar problemas ainda não identificados, essa é forma de ter uma visão clara do que esta em jogo.
Viabilidade de compras de equipamentos
Com o grande desenvolvimento do setor industrial nas últimas décadas, as empresas tiveram que realizar constantes modernizações dentro de seus parques industriais e, à medida que o negócio cresce, é fornecida uma tabela comparativa entre os diferentes tipos de configurações, características do processo, e os processos envolvidos.
Portanto, o presente trabalho também trará para a empresa uma base de conhecimento mais ampla na área, fornecendo dados para a confiabilidade de investimento e certeza de tomada de decisão quanto ao tipo de equipamento a ser selecionado, e o valor envolvido no projeto.
Estudo de Viabilidade: Plano de viabilidade
Um Plano de Viabilidade Econômica requer muitas informações sobre o tema de negócio que você pretende entrar ou expandir, como mencionado anteriormente, ele abrange os seguintes temas:
- Análise de mercado ou segmento de mercado;
- Tendências no campo de atividade;
- Pesquisa de implementação de projetos;
- Previsão de receita;
- Custos e investimentos;
- Desenvolver e pesquisar métricas chave (IRR, NPV, ROI, ROI, Ebitida);
Entre muitos outros.
Portanto, um estudo de viabilidade econômico deve ser capaz de responder a questões como:
- Quais são as receitas e despesas esperadas para os próximos anos?
- Qual é a taxa de retorno do capital investido?
- Qual é o mínimo necessário para uma empresa começar a ter lucro?