Whatsapp Marketing: O que você precisa saber?
Saber o que é WhatsApp Marketing e aplicá-lo à sua estratégia abrirá portas nos seus negócios. Quando as pessoas falam sobre marketing de mídia social, muitas vezes pensam em redes tradicionais populares como Facebook e Twitter.
Mas as aplicações de mensagens estão lentamente melhorando. E pelo número de usuários ativos mensais, eles já são uma realidade a ser considerada.
É evidente que as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar os aplicativos de mensagens.
Além de sua base de usuários em rápido crescimento, eles oferecem mais. Estes aplicativos oferecem duas funcionalidades-chave que as redes tradicionais não oferecem. Estes são: personalização e autenticidade.
O negócio é a construção de relacionamentos. E todos os relacionamentos começam com conversas. Considerando isto, é fácil ver como plataformas de mensagens como o WhatsApp podem ser de grande ajuda para as marcas, tanto para gerar interações como vender online por meio desse canal.
O que é o WhatsApp Marketing?
WhatsApp Marketing é uma nova forma de alcançar, engajar e converter potenciais leads usando a plataforma. Tudo o que você precisa é de internet móvel em seu dispositivo para receber ou enviar chamadas e mensagens.
Se você planeja lançar um novo produto ou deseja informar seus clientes sobre seu novo serviço, o WhatsApp Marketing é uma maneira fácil de tornar isso possível.
O WhatsApp também tem uma versão comercial, chamada WhatsApp Business. Nesta versão você obtém todas as características da versão normal mais uma série de características adicionais.
Para usar o WhatsApp, você precisará primeiro baixá-lo e depois configurá-lo com seu número de telefone.
O aplicativo usará os contatos de seu telefone para exibir uma lista dos usuários do WhatsApp com os quais você pode conversar. Se alguém tiver seu número gravado em seu telefone, você também poderá vê-los em sua lista.
Por que você deve implementar o whatsapp marketing?
Existem inúmeras razões pelas quais é aconselhável implementar o WhatsApp como parte de suas ferramentas de marketing. Para começar, é uma app gratuita, sendo assim, o chatbot whatsapp barato é uma ferramenta ótima para investir.
E é tão amplamente utilizado que provavelmente contém entre seus usuários seu público alvo. Além disso, o WhatsApp é único em certos aspectos:
- Há mais de 1,5 bilhões de usuários mensais na plataforma. E parece que o número continuará a crescer.
- Este número de usuários é maior do que qualquer plataforma de rede social tradicional; exceto para a empresa controladora Facebook.
- O WhatsApp tem um nível de intimidade e engajamento que está faltando na maioria das plataformas de mídia social. Isto se deve principalmente ao fato de ter ficado longe de envolver as marcas na plataforma até muito recentemente.
- Além disso, além da China, onde WeChat é o aplicativo predominante de mensagens, WhatsApp tem usuários leais em todo o mundo.
- Mas há mais. Devido a suas características, o WhatsApp lhe dá a possibilidade de se comunicar com seus clientes diretamente e em tempo real. Esta é uma grande vantagem quando se trata de obter feedback de seu público (por exemplo, através de pesquisas). E para dar atenção personalizada, além de fazer vendas por esse canal.
- Além disso, é uma ferramenta poderosa para divulgar suas propostas, promoções e notícias. Seu amplo suporte ao conteúdo multimídia permite o envio de catálogos, folhetos, vídeos, áudios, links… E todo tipo de informação relacionada ao seu negócio, tais como lembretes e ofertas especiais. Tudo isso vai direto para as mãos de seu cliente.
- O WhatsApp permite a criação de grupos de até 256 membros. Esta é uma oportunidade ideal para consultas diretas e estudos de grupos locais. É também uma ferramenta perfeita para organizar eventos com seus clientes.
Fatores a considerar
A razão pela qual as empresas devem incorporar a melhor estratégia de campanha usando marketing com o WhatsApp é seu poder, natureza interativa, grande conveniência, toque pessoal e aplicabilidade eficaz.
E se você ainda tiver alguma dúvida, basta prestar atenção a estas estatísticas:
- O WhatsApp é a alternativa mais popular ao SMS em 109 países. Isso é cerca de 60% do mundo.
- Todos os dias, cerca de 50 bilhões de mensagens são enviadas através do WhatsApp. Milhões são de marketing por Whastsapp
- Assim como os canais de mídia social, o WhatsApp também se tornou onipresente como uma aplicação de mensagens de topo. É o aplicativo de mensagens mais procurado do mundo. E uma grande aceitação é a razão pela qual as empresas precisam realizar campanhas de marketing com WhatsApp.
- Mais de 67% dos usuários de dispositivos móveis preferem usar o bate-papo para se comunicar com as empresas.
- E cerca de 53% dizem que prefeririam fazer compras com um negócio que pudessem enviar mensagens diretamente.
- Se você quer ter como alvo os jovens em potencial, então o WhatsApp será um excelente recurso.
- O WhatsApp Marketing também garante excelentes taxas de engajamento. Uma vez que mais de 95% das mensagens móveis são abertas e lidas.
- Cerca de 90% das mensagens de WhatsApp são abertas em três segundos após o recebimento.
- O WhatsApp também é um dos canais de marketing mais preferidos para compartilhar conteúdo.
Formas disponíveis para executar campanhas de marketing no whatsapp
Para executar as campanhas de marketing do WhatsApp, você pode encontrar diferentes versões do WhatsApp para iPhone, telefones Android e telefones Windows. A versão web e desktop também estão disponíveis. Mas antes de começar com suas campanhas, aqui estão algumas instruções de uso:
- Primeiro, você precisa ter o WhatsApp instalado em seu telefone celular para usar o aplicativo e a versão desktop. Isto porque cada conta WhatsApp deve ser vinculada diretamente a um único número de telefone.
- Você pode importar suas informações do Facebook para o WhatsApp. Ele está disponível para definir seu perfil. Caso contrário, você pode adicionar manualmente uma imagem, seu nome de perfil e ativar sua conta WhatsApp.
- O WhatsApp verifica suas listas de contatos e exibe um diretório atualizado dos usuários do WhatsApp que você já conhece. Qualquer pessoa que tenha seu número de telefone gravado na lista de endereços do telefone também reconhecerá que você está logado no WhatsApp.
E depois disto, que provavelmente você já tem um controle, é hora de analisar as formas disponíveis para usar as campanhas de Marketing digital com WhatsApp.
1 – Bate-papo Individual
Você pode conversar diretamente com outros usuários da lista de contatos de seu telefone, de forma semelhante a qualquer programa de bate-papo.
Esta forma de usar o WhatsApp também permite que você ligue ou faça uma videochamada para seus clientes ou lhes envie mensagens de áudio gravados.
Qual é o objetivo?
Bem, é uma maneira maravilhosa de enviar propostas personalizadas. Ou para notificar um cliente para pegar um pedido, ou para informá-lo que chegou um novo produto que poderia ser do seu interesse.
2 – Listas de transmissão
Através de listas de contatos você pode enviar uma mensagem a qualquer pessoa de sua lista de contatos que tenha seu número salvo na lista de endereços de seus telefones.
Seus contatos verão uma mensagem transmitida de maneira semelhante à forma como eles vêem uma mensagem normal.
A resposta dos contatos a uma mensagem transmitida aparece como uma mensagem normal um-a-um. Você pode enviar mensagens para todos os contatos ao mesmo tempo. E essa lista de transmissão, você pode usá-la quantas vezes quiser, pois ela é automaticamente salva.
Você quer promover um produto ou serviço, informar seus clientes sobre as novidades de sua empresa, talvez você queira informá-los sobre seus descontos na Black Friday?
É rápido, conveniente, fácil e você vai se certificar de que sua mensagem seja lida.
3 – Grupos no WhatsApp
Os grupos no WhatsApp permitem formar um grupo de até 256 pessoas. E neles, você pode compartilhar mensagens, vídeos e fotos para todos ao mesmo tempo.
Além disso, cada membro pode intervir e também pode ver as respostas de todos os outros. A primeira coisa a executar uma campanha de Marketing WhatsApp, é conhecer a maneira correta de usá-la:
- Seus clientes devem salvar seus números de contato em seu catálogo de endereços de smartphones.
- Bombardear clientes com mensagens pode levar ao bloqueio. E, certamente, nenhum comerciante gostaria de enfrentar tal cenário.
- O que as campanhas de marketing com WhatsApp são semelhantes à estratégia de marketing por e-mail, na medida em que você tem que obter o consentimento dos usuários para entrar em contato por e-mail para executá-la com sucesso.
Os grupos são ideais para fidelizar os clientes e gerar o reconhecimento da marca. Você pode criar um grupo para explicar como seu produto ou serviço funciona, e responder a perguntas que os usuários possam ter.
Ou simplesmente crie um grupo como você faria no Linkedin para discutir um tópico relacionado ao seu negócio, enviando certos comprimidos de aprendizagem sobre esse tópico todos os dias.
Você pode integrá-los em sua estratégia de marketing de conteúdo, não é ótimo?
WhatsApp Business
Para obter o máximo de suas campanhas de Marketing com WhatsApp, o ideal é ter o aplicativo WhatsApp Business.
Isto tem todas as características do normal, com alguns acréscimos:
- Você pode criar um perfil comercial para sua marca. Você pode adicionar detalhes, como um endereço de e-mail, um endereço físico e uma breve descrição sobre você.
- Você também pode adicionar tags aos diferentes chats ativos. Por exemplo, você pode marcar um determinado chat como “novo cliente”, ou marcar um chat como “pedido recebido”, para acompanhar os pedidos dos clientes. Você pode até mesmo criar suas próprias etiquetas, conforme a necessidade.
- Você pode usar respostas rápidas. Esta opção permite que você salve e use mensagens enviadas com frequência para economizar tempo. Ou ative mensagens para quando você não estiver disponível. Basta compor uma mensagem que permita a seus clientes saber quando podem esperar uma resposta, e pronto.
- Configure uma mensagem de saudação para enviar a seus clientes quando eles conversarem com você. Você pode usá-los para apresentar sua marca a seus clientes, informá-los sobre os serviços que você presta e os horários em que você estará disponível para conversar.
- O WhatsApp também fornece algumas estatísticas em sua aplicação comercial. Aqui, você pode ver quantas de suas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e quantas foram realmente abertas e lidas por seu público.
Você já viu por que faz sentido implementar o WhatsApp em suas campanhas?
Espero que você faça uso do mensageiro desde já!
Para conhecer mais sobre nosso trabalho, veja o que falamos sobre o aplicativo WhatsApp GB 2021 atualizado.